sexta-feira, 13 de julho de 2007

ARTE FUNDAMENTAL DA VIDA

Bernadette Kikuchi

PREPARAÇÃO DO ARROZ INTEGRAL CATETO SOCADO

Peneirar o arroz, retirar as impurezas e medir.

Sem lavar o arroz, colocar no liquidificador de 2 a 3 copos de cada vez (menos que isso é pouco; e mais do que isso é demais para o tipo de liquidificador comum).

Ligar e desligar o liquidificador, pressionando o botão ½ segundo, ± 30 vezes; em seguida, retirando o copo do liquidificador, revolver os grãos de baixo para cima.

Repetir esse processo, mais uma vez, para o arroz ficar uniformemente socado (soltando um pouco da película, mas sem quebrar os grãos).

O rendimento é de 4 a 5 colheres de sopa de película para cada 6 copos de arroz. Esta película cozinha-se junto com os grãos.

Se o liquidificador for novo, as lâminas estão mais afiadas, por isso devemos ter mais cuidado e, para não quebrar os grãos, socamos menos.

Para não estragar os botões do liquidificador, instalar um interruptor de campainha entre o liquidificador e a tomada elétrica e, ao socar o arroz, utilizar este interruptor.

O arroz integral socado, cozido, facilita a digestão e a assimilação do arroz, principalmente se for mastigado e insalivado suficientemente.

Esse arroz serve para todas as pessoas, principalmente as crianças, os idosos e as pessoas doentes com dificuldade de assimilação.

Arroz Integral Socado

(em panela de pressão)

4 copos de arroz integral cateto

5 l/3 a 5 ½ copos de água

3 colheres (chá rasa) de sal

Utensílios:

Panela de Pressão
Liquidificador

Adaptador para liquidificador

Peneirar o arroz e retirar as impurezas.

Medir o arroz e, sem lavar, colocar no liquidificador de 2 a 3 copos de cada vez (menos que isso é pouco; e mais do que isso é demais para o tipo de liquidificador comum).

Ligar e desligar o liquidificador, pressionando o botão durante ½ segundo, ± 30 vezes, retirar o copo do liquidificador e revolver os grãos de baixo para cima.

Repetir esse processo, mais uma vez, contando ± 30 vezes para o arroz ficar uniformemente socado sem quebrar os grãos, e para soltar um pouco da película. O rendimento é de 4-5 colheres de sopa de película para 6 copos de arroz, depois de peneirado. Esta película cozinha-se junto com os grãos.

Se o liquidificador for novo (com lâminas mais afiadas) deve-se socar menos o arroz e ter mais cuidado para não quebrar os grãos. Para não gastar rápido os botões do liquidificador, instalar um interruptor de campainha entre o liquidificador e a tomada elétrica.

E ao socar o arroz, utilizar esse interruptor, pressionando-o durante ½ segundo, apertando e soltando, ± 30 vezes; em seguida, retirar o copo do liquidificador e revolver os grãos de baixo para cima e repetir mais uma vez.

Colocar de molho o arroz socado com a película, num pote tampado, com os 5 1/3 a 5½ copos de água durante 2 horas (em tempo quente), ou 3 horas (em tempo frio).

Completado o tempo do arroz de molho, colocar todos os ingredientes na panela e tampar.

Iniciar o cozimento com fogo alto até pegar pressão. Deixar chiar nesta intensidade por 4 minutos e abaixar o fogo adequadamente, para manter a pressão da panela num ritmo estável, chiando no limite mínimo, durante 1 hora.

Desligar o fogo. Descansar por 10 a 15 minutos, tirar a pressão e abrir a panela. Colocar o arroz em um recipiente adequado.

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto da receita está cortado, repetido e reiniciado. Precisa refazer.