sexta-feira, 25 de julho de 2008

A morte de Ruth Cardoso


Um acontecimento recente, a morte de Ruth Cardoso, aos 77 anos de idade, de enfarte cardíaco fulminante, revelou um estilo de vida intelectualmente brilhante, porém desintegrado da ordem biológica, interna: uma inversão entre o estilo vital e a vida profissional, acadêmica, da qual ela foi um dos expoentes máximos, no campo da antropologia e da sociologia.

Antropóloga, casada com o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a vida de Ruth Cardoso foi marcada pelo brilhantismo dos estudos acadêmicos sociológicos, para onde ela focalizou toda atenção. Assim, Ruth Cardoso não percebeu a importância da interligação cérebro-coração com a função vital, fisiológica, ainda mais vivendo um estilo de vida muito intelectual, sem atividade física. Sofria de problemas cardíacos há mais de 10 anos, tendo passado por duas cirurgias nas coronárias, para desobstrução do fluxo sangüíneo.

A função cerebral funciona interligada com a função cardíaca, e o coração é um órgão que fortalece pelo uso. Utilizando o cérebro sem o coração, este órgão perdeu sua forma/função e enfartou. Debilitado, entupido pelo sangue engrossado, pesado, o coração não consegue funcionar. Podemos aproveitar este acontecimento triste para aprender a prevenir, treinando para saber solucionar independentemente, conscientemente, vitalmente.

Tudo pode ser prevenido e solucionado pela boca. Ali, a matéria-prima que entra se transsforma em sangue.

Então, temos algumas sugestões bem importantes.
Para evitar o consumo de “ptomaína” e “cadaverina”, encontradas nas carnes abatidas, mortas, e em maior quantidade nas carnes vermelhas, deve-se comer coisa viva. Vitalidade é integralidade; desintegrado é morto.
Muitas pessoas que seguem uma alimentação provocadora, têm entupimento dos vasos capilares cardíaco e cerebral, e derrame também. Para evitar esses problemas, seria bom reconhecer uma qualidade de enzima que se chama lombroquinase. Ela é uma mucosidade da natureza, que pode ser encontrada no nattô de soja fermentada (nattoquinase) e que terapeuticamente já está sendo bastante usada.

Quando se come nattô, já se evita o entupimento das coronárias. Também se encontra lombroquinase no cordão umbelical e no muco da michoca. Simultaneamente, deve-se mudar para uma alimentação normal. Inumeráveis enzimas dessa qualidade são encontradas dentro dos alimentos integrais, vegetais, cereais, leguminosas e, quem comer esse tipo de alimentos, vai regularizar o sangue, a mucosidade e também, vai desintupir as coronárias.
Então tudo é consequencia do estilo de vida cotidiano, do estilo preventivo.

Por isso, a salivação, com o soro salivar, sugando a própria saliva, pode ser aplicada efetivamente em lugar do soro hospitalar. Essa estimulação da gota de soro salivar pode regularizar uma situação de perigo, pois não depende de equipamento tecnologicamente avançado, custoso, patologico e, melhor ainda, não custa nada, porque a salivação acompanha a boca, 24 horas por dia.

Nenhum comentário: