sexta-feira, 25 de julho de 2008

ARTE FUNDAMENTAL DA VIDA

Bernadette Kikuchi

Lótus, uma raiz milagrosa


No encerramento das aulas de culinária deste semestre, a mestra Bernadette Kikuchi incluiu a preparação do sumo de raiz de lótus no cardápio, usado para fortalecer os pulmões, em caso de gripes, resfriados, tosses, bronquites.
Esta raiz é vendida com o nome de “renkon”, correspondente à palavra raiz de lótus no idioma japonês, nas feiras-livres e nas lojas orientais do Bairro da Liberdade, nas ruas Galvão Bueno e Rua dos Estudantes e no Ceasa.
Quando começa o frio, com a chegada do inverno, essas raízes são muito procuradas, pois estimulam a secreção do catarro, desacumulando os pulmões. Para potencializar o efeito desse preparado, deve-se seguir uma alimentação mais simples, à base de cereais integrais, legumes e verduras, evitando-se o consumo de farinhas, massas, óleos, proteínas animais e cereais descorticados.

Receita de Sumo de Lótus:

Ingredientes:
1 raiz de lótus média

Escolher uma raiz de lótus da época, fresca, fechada com nó nas duas extremidades. Lavar a raiz de lótus com uma escova de vegetais e usar ao natural, sem descascar. Para o sumo, só usar as extremidades.

Cortar as duas extremidades de 3 a 5cm de comprimento, dependendo da espessura da lótus, até atingir o peso total de 130 a 150gr, mantendo os nós, porque esta parte é mais yang, mais concentrada, mais nutritiva e funciona melhor para o tratamento, do que a parte do centro. Reservar a parte central do corte, que sobrou, para cozinhar ou fazer croquetes.

Ralar em cima de um prato, com ralo fino; tirar o sumo, espremendo a parte ralada dentro de um paninho fino de algodão. Tomar ao natural, acrescido de um pouquinho de shoyu, caldo de conserva de ameixa umê ou sal.
Para criança pequena, servir apenas ¼ de copo desse preparado. Para adultos, de ¹/³ a ½ copo.
D. Bernadette recomenda não jogar fora o bagaço da lótus que foi espremida para a receita do sumo, usando-o rapidamente no preparo de sopas, papas, odiás, bolinhos.
Uma opção bem atrativa e saborosa é a receita de barquette de raiz de lótus, acrescentando outros ingredientes.



Receita de Barquete de Raiz de Lótus:


INGREDIENTES:
200 gr de raiz de lótus
60 gr de cenoura
60 gr de cebola
1/3 de copo de farinha de trigo integral balanceada (60% de integral; 40% de branca)
1 colher de chá rasa de sal

Misturar o sal e os ingredientes ralados, peneirar a farinha e ir misturando levemente tudo junto, com cuidado para não empelotar. Dividir em 16 porções, colocar cada porção em cima de uma folha de trifólio ou salsão, polvilhada com farinha branca, espalhando sobre cada folha cuidadosamente, com 0,5mm de altura e depois fritando em óleo quente. Servir quente com um pouco de nabo ralado ou limão cortado.

Pode-se também fazer a receita acima aproveitando o bagaço da lótus usada para fazer o sumo (página anterior), acrescentando uma parte de lótus ralada, até completar 200 gr no total, sem incluir a farinha de trigo na massa.

Pode-se usar a mesma massa para fazer croquetes ovais, achatados, com 0,5cm de altura; ou dar-lhes o formato de coração, colocando um pouco de massa em uma forma adequada e, em seguida, tirando da forminha e fritando no óleo bem quente.

Pode-se também usar somente o bagaço da lótus, acrescentando um pouco de farinha de trigo para dar liga e, com o auxílio de uma colher de sopa grande, mais funda, formar os croquetes. Para fritar bem dentro do croquete, é preciso fazer uns furinhos com um palito ou garfo e, em seguida, ir virando a massa da colher para o óleo bem quente.

A parte cortada (meio da lótus) que não foi usada para o sumo pode ser aproveitada para cozinhar, fritar ou para fazer croquetes, misturando cebola e cenoura raladas.

Para chás, usar a parte do nó, cortando de 2 a 3mm de espessura, com o nó voltado para cima e a parte do corte para baixo. Cozinhar no vapor por 5 minutos. Para quantidades pequenas, usar fogo forte. Depois secar na sombra, em lugar arejado, até secar bem e guardar em um pote fechado.

Nenhum comentário: